top of page

Roteiro | Estreou Há 30 Anos - Batman (1989)

  • Foto do escritor: Luik Leão
    Luik Leão
  • 1 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Batman de Tim Burton estreou há 30 anos, mas você sabia o filme foi o segundo filme de super-heróis a vencer um Oscar?

Em 19 de Junho de 1989 estreou nos cinemas norte-americanos Batman, mas só por lá, porque só em 26 de Outubro que o filme desembarcou nas telas dos cinemas tupiniquins.


O filme teve roteiro de Sam Hamm e Warren Skaaren, o segundo aliás já havia trabalhado com Tim Burton em Os Fantasmas se divertem. E no elenco tinha Michael Keaton vivendo o protagonista.


O longa trouxe pela primeira vez a origem do homem-morcego na luta contra o crime de Gotham City e o primeiro vilão que ele precisa encarar é ninguém mais, ninguém menos que o Coringa de Jack Nicholson, o maior inimigo do Cavaleiro das Trevas nos quadrinhos.


O filme foi tão bem recepcionado pelo público que arrecadou cerca de quatrocentos e onze milhões de dólares, e o orçamento havia sido de apenas trinta e cinco milhões.


Mas não foi apenas o público que se sentiu satisfeito com a obra, Batman foi tão bem de crítica que no ano seguinte em 1990 ganhou Oscar de Melhor Direção de Arte, se tornando apenas o segundo filme de super-heróis a vencer um prêmio da acadêmia, o primeiro havia sido Superman de 1978. Segundo o Rotten Tomatoes, a avaliação do filme teve 72% de aprovação da crítica especializada.


Para quem já assistiu ao filme, sabe que o prêmio foi bem justo, pois em Batman de 1989 está presente a melhor representação da Gotham City dos quadrinhos. O estilo gótico de Tim Burton casou bem com o visual dos quadrinhos do Cavaleiro das Trevas.


Tim Burton aliás, fazia apenas o seu terceiro filme na época, antes ele havia dirigido As Grandes Aventuras de Pee-Wee em 1985 e Os Fantasmas se Divertem em 1988, o filme seguinte do diretor foi sobre o Morcego de Gotham City.


Você sabia que o Jack Nicholson recebeu uma porcentagem da bilheteria do filme? Pois é embolsou cerca de 60 milhões de dólares por interpretar o Coringa, até o ano de 2003, esse foi considerado o maior salário já ganho por um ator pela filmagem de um único filme.

E pensar que ele quase não aceitou o papel. É difícil de imaginar, mas Nicholson não tava muito afim de viver o vilão, então o papel foi oferecido a Robin Williams que chegou a aceitar a oferta, depois os produtores entraram em contato com o Nicholson novamente e avisaram que o Robin Williams ia aceitar o papel, então como não é nada bobo ele voltou atrás da decisão e aceitou viver o Coringa.


Claro que o Robin Williams ficou pistola da vida, a Warner Brothers tentou fazer as pazes convidando ele para interpretar O Charada em Batman Eternamente, mas o ator não só recusou como também disse que só voltaria a trabalhar com eles caso houvesse um pedido de desculpas. Eu não tiro a razão do Robin.


Mas enfim, o filme foi lançado no aniversário de 50 anos do personagem, então não é apenas o aniversário de trinta anos do filme de Tim Burton, mas esse ano, é também o aniversário de oitenta anos do personagem.


Em breve teremos um novo filme do homem-morcego com a direção de Matt Reeves responsável por Planeta dos Macacos a Guerra, e pelo que tudo indica com Robert Pattinson na pele de Batman Bruce.


Vamos torcer para que o filme de Matt Reevers tenha o mesmo sucesso e aprovação do filme de Tim Burton.



Comentários


© 2019  Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page