Programa Aquela Trilha - Piloto.
- Luik Leão

- 7 de ago. de 2019
- 3 min de leitura

Sejam muito bem-vindos a primeira edição do Aquela Trilha. Você ai que gosta de música e cinema está no lugar certo. Aqui eu vou bater um papo sobre Filmes e suas trilhas sonoras, uma das coisas mais importantes de uma produção cinematográfica. E pra inaugurar com chave de ouro, hoje a gente vai lembrar cinco músicas presentes no cinema nacional, mas pode ficar tranquilo que pra essa primeira edição eu deixei de fora alguns filmes clássicos da década de 60 (melhor época do cinema nacional).
Se você gosta de um bom filme indie, Apenas o Fim de (2009) é uma bela pedida. Dirigido por Matheus Souza, o filme tem no elenco Gregório Duvivier, sim, o Gregório do porta dos fundos, e Érika Mader. E esse filme leva o indie na essência, com um orçamento de apenas 8 mil reais, conseguido através de uma rifa, o filme conta a história de um casal que só tem mais uma hora pra ficar juntos, então eles ficam caminhando pela universidade enquanto conversam sobre o passado. Já próximo do finalzinho a música Pois é do Los Hermanos aparece. Essa música é do álbum 4 de 2005, e aparece o tempo todo, mas sendo tocada ao contrário, mas durante uma montagem de momentos do casal ela toma conta e deixa aquele sentimento amoroso pelo filme.
Além de 2005 ter sido lançado o álbum do Los Hermanos, nesse mesmo ano estreou nos cinemas 2 filhos de Francisco. Dirigido por Breno Silveira e com Angelo Antônio e Dira Paes, o filme conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, ou Mirosmar e o outro nome que não importa. Mesmo o filme não sendo lá dos melhores, tenho certeza que você lembra de alguns momentos, como por exemplo a cena do ovo cru. Ou dá primeira música de sucesso dos garotos. No dia em que eu sai de casa é de 1995 e pertence ao álbum que carrega o mesmo nome da dupla. É uma música que fala dessa necessidade de sair de casa e viver a vida, é uma música realmente muito bonita e merece tá aqui.
Outra bela canção faz parte do filme Lisbela e o Prisioneiro, esse filme inclusive tem uma trilha sonora sensacional, que vai de Sepultura à Zé Ramalho. O filme é de 2003 dirigido por Guel Arraes, o mesmo de O Auto da Compadecida, tem no elenco o Selton Mello, um dos melhores atores do cinema brasileiro, e também a Debora Falabella - Uma grande curiosidade desse filme é que roteiro foi escrito por Pedro Cardoso, o Augustinho Carrara de A Grande Família - Você não me ensinou a te esquecer é uma canção de Fernando Mendes, mas que no longa foi interpretada por Câe, o Caetano Veloso. Essa e outras ótimas canções do filme venceram o Grande Prêmio Cinema Brasil por melhor trilha sonora.
Um filme que merecia um prêmio só por ser uma ficção cientifica, um dos gêneros que mais gosto, é O Homem do Futuro de 2011, dirigido por Cláudio Torres, no elenco temos a semi-deusa Aline Moraes... Que mulher amigos. Que mulher! Temos também malparido Wagner Pablo Escobar Garviria Moura. O filme conta a história de um cientista que viaja no tempo e tenta concertar seu passado vergonhoso e conquistar sua amada. A trilha do filme tem uma regravação de Creep do Radiohead, mas a música que merece entrar aqui é Tempo Perdido. A música faz parte do álbum DOIS de 1986 da Legião Urbana, uma banda famosa do Rock Brasileiro, sim garotinho que nasceu pós 11 de setembro, o Brasólis não tem só Strike e Charlie Brown não. No filme Wagner Moura e Aline Moraes cantam juntos essa música no baile da escola, um daqueles momentos divertidos dignos de filmes americanos.
Se o homem do futuro tem cara de filme americano, e isso não é ruim, Tropa de Elite tem a cara do filme brasileiro, e isso também é bom. Dirigido por José Padilha em 2009, o filme conta a treta que o Capitão Nascimento interpretado pelo Wagner Moura, precisa resolver antes de enfim conseguir sua aposentadoria do Batalhão de Operações Especiais, o BOPE. Mas logo na abertura somos introduzidos ao típico Baile de Favela ao som do Rap das Armas de MC Junior e MC Leonardo. A música é originalmente que é originalmente de 1995, fez sucesso em 2009 por conta do filme. A música mais famosa de Tropa de Elite da banda Tihuana, mas eu fiquei de saco cheio de tanto ouvir ela em todo lugar, e por isso hoje em dia eu prefiro muito mais o Rap das Armas.
O Aquela Trilha sobre Trilhas Sonoras do Cinema Nacional fica por aqui, mas retorna na próxima semana com mais cinco músicas para a nossa playlist que homenageia essa terra tropical. Até semana que vem!



Comentários