Artigo | Fase 2 da Marvel nos cinemas.
- Luik Leão

- 2 de mai. de 2019
- 5 min de leitura

Depois do sucesso da Fase 1, em 2013 a Marvel continuou avançando em sua saga do infinito iniciando a Fase 2, e o longa escolhido para essa sequência foi Homem de Ferro 3.
HOMEM DE FERRO 3 - (2013)
Logo depois da invasão a Nova Iorque causada por Loki em Os Vingadores, Homem de Ferro 3 lida com as consequências dos atos no longa anterior da franquia.
A mudança na direção do longa com Shane Black substituindo John Favreau que fez os dois primeiros longas, gerou discussão entre os fãs, apesar da crítica ter apoiado o lançamento de 2013, o público divergiu bastante sobre o início da Fase 2 da Marvel nos Cinemas.
O exercito de armaduras de Tony Stark, a polêmica envolvendo desde a caracterização até a revelação envolvendo o vilão Mandarim. Como se não bastasse os roteiristas ainda resolveram encerrar a trilogia Homem de Ferro de uma vez por todas, com um final brega que incluía até narração e o Tony se livrando do Reator Arc.
THOR: MUNDO SOMBRIO - (2013)
O segundo filme do Deus Nórdico, Thor consegue ser ainda mais esquecível que a obra de 2011. Se na primeira versão do longa tínhamos ao menos a beleza de conhecer o universo mágico/espacial do MCU, Thor: Mundo Sombrio não é capaz de gerar nem mesmo o impacto da novidade espacial.
A sequência do longa do Rei de Aasgard, Thor precisa até da ajuda de seu irmão Loki para salvar o mundo dos planos de Malekith. Uma sinopse genérica, para um filme pouco inspirado. Assim como em seu primeiro filme, Thor se garante pelo carisma de seu protagonista e se torna relevante no MCU apenas por marcar a primeira aparição da joia da realidade.
CAPITÃO AMÉRICA: SOLDADO INVERNAL - (2014)
Ao lado dos Guardiões da Galáxia de James Gunn, Capitão América Soldado Invernal é um dos longas que passa ileso pela aceitação do público e da crítica, tornando-se um dos melhores da segunda fase do MCU.
O filme marca a primeira direção dos irmãos Russo em filme da Marvel, anos depois eles seriam responsáveis por Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.
Soldado Invernal traz de volta o melhor amigo de Steve Rodgers, mas dessa vez jogando contra o Capitão. Essa reviravolta de Bucky Barnes, faz com que o filme se transforme no Thriller de espionagem recheado de viradas em seu roteiro e com ótimas cenas de ação. O exemplo mais clássico é a luta de facas entre Capitão América e o Soldado Invernal.
[CENA: Luta de Facas]
As consequências de Capitão América: Soldado Invernal, são grandes o suficiente para ultrapassarem o cinema e respingarem até nas telas de TV. O seriado Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D foi diretamente impactado com a decisão do longa de desmantelar a unidade militar comandada por Nick Fury, tornando este um dos longas mais importantes para o MCU.
GUARDIÕES DA GALÁXIA - (2014)
Se Guardiões da Galáxia não é o melhor filme da Fase 2, ao menos é dono da melhor trilha sonora. A obra de James Gunn sobra em carisma e autenticidade mesmo em um universo muitas vezes formuláico que tende a agradar vários públicos.
A história do fora da lei Peter Quill e seu grupo de desajustados surpreende pelo fato de serem todos heróis pouco populares, não eram muitos os fãs que já conheciam Gamora, Senhor das Estrelas, Rocket Raccon, Drax e Grot. O grupo formado por um Guaxinim fortemente armado, uma Sequoia que fala apenas três palavras, um grandalhão que não entende metáforas, a filha adotiva de Thanos e humano que acredita que Footlose é o melhor filme de todos os tempos não deixa a desejar em nada em relação aos seus colegas de franquia e se destaca mesmo ao lado de filmes como Capitão América: O primeiro vingador e Homem de Ferro 3.
[CENA: FOOTLOSE CONTINUA SENDO O MELHOR FILME?]
Guardiões da Galáxia é o primeiro filme em a Joia do Poder aparece, e logo nos primeiros minutos, na sequência de abertura ao som de Come and Get Your Love da banda Redbone, ainda no longa, a joia chega a passar pelas mãos de Ronan, O Acusador, até finalmente ser entregue as Tropas Nova.
VINGADORES: ERA DE ULTRON - (2015)
Apenas três anos após o sucesso de Os Vingadores, em 2015 Vingadores: Era de Ultron chegava aos cinemas de todo mundo e ao fim de sua performance nas salas de todo o mundo arrecadaria 1,4 Bilhão de dólares.
Se a obra deixa a desejar em sua história, se atropela com o excesso de heróis e erra em seu vilão de CGI. O mesmo não pode ser dito de seu sucesso comercial, o filme é a terceira maior bilheteria do MCU sendo ultrapassado apenas por Os Vingadores (2011) e Vingadores: Guerra Infinita (2018).
Além da nova reunião do grupo de super-heróis, Era de Ultron ambienta um Marvel Universe em que as consequências de O Soldado Invernal começam a ser sentidas, uma grande preparação para os conflitos que acontecerão em Capitão América: Guerra Civil.
Em Era de Ultron o público também conhece novos heróis como a Feiticeira Escarlate, Mercúrio e o principal deles, Visão. A importância do personagem vai além do fato dele conseguir empunhar o Mjölnir de Thor, ou de ter poderes extraordinários. Visão possuí em sua testa a Joia da Mente, uma das mais poderosas do universo Marvel.
Ao fim deste longa temos algumas baixas, o sumiço de Hulk e os primeiros passos da briga entre Capitão América e Homem de Ferro.
HOMEM-FORMIGA - (2015)
O último longa da Fase 2, Homem-Formiga destoa do restante do universo marvel, até mais do que Guardiões da Galáxia, uma vez que Peter Quill e seus amigos ao menos se conectam com uma das jóias do infinito.
O filme que traz Scott Lang como protagonista passou por problemas em sua pré-produção, o diretor e roteirista Edgar Wright de Scott Pilgrim Contra o Mundo e Baby Driver, largou o projeto no meio devido a divergências criativas com a Casa das Idéias. A desistência de Wright, entretanto não foi o suficiente para Homem-Formiga ter uma queda de qualidade, pelo contrário, a obra até surpreende as expectativas e encontra em Paul Rudd muito carisma para conduzir a história que fecha em definitivo a segunda fase do MCU.
Mesmo com mais um vilão descartável (Jaqueta Amarela) e apesar da história se parecer avulsa e sem muitas conexões, Homem-Formiga agrada e deixa para Thor: O Mundo Sombrio e Homem de Ferro 3, as polêmicas envolvendo os longas desse arco.
FASE 2 - (2013 - 2015)
A segunda fase do universo marvel nos cinemas foi mais curta que o esperado, durou apenas dois anos e foi marcada por filmes que divergiram a opinião dos fãs, por outro lado, apresentou um bom resultado com o novo grupo de heróis, e encontrou os nomes certos para dirigir o fechamento da saga do infinito.
O desmantelamento da S.H.I.E.L.D e o surgimento de novos heróis foram os pontos mais importantes o a sequência do MCU.



Comentários