Artigo | Fase 1 da Marvel nos Cinemas.
- Luik Leão

- 15 de abr. de 2019
- 5 min de leitura

HOMEM DE FERRO
Em 2008 quando foi lançado Homem de Ferro, ninguém realmente chamava a primeira leva filmes da Marvel de Fase 1 da Saga do Infinito, mas a cena pós crédito desse filme já dava pra perceber que algo maior estava por vir.
[CENA: INICIATIVA VINGADORES]
No dia 2 de maio daquele ano as pessoas conheceram o que hoje é o chute inicial dos vingadores no cinema, Homem de Ferro.
O filme trazia a história de origem do gênio, milionário, playboy e filantropo, e como ele em cativeiro desenvolveu uma armadura de metal para escapar de terroristas e ainda virar um Super-Herói. Além da cena pós créditos, Homem de Ferro de 2008 tem outra cena que é definitiva para o Universo Cinematográfico da Marvel.
[CENA: EU SOU O HOMEM DE FERRO]
Essa cena não é importante só para no futuro mostrar o conflito que ocorre em Guerra Civil, como também para dizer a audiência “Então, aquilo de esconder a identidade secreta, não vai rolar aqui”.
Sustentados pelo sucesso de Batman Begins e X-Men, o filme de John Faveau arrebentou nas bilheterias do mundo todo arrecadando mais de 500 milhões de Obamas no mundo todo.
É importante dizer que no ano do lançamento, os USA estavam no meio da crise econômica e que se Iron Man não desse certo, é bem provável que a Marvel seria vendida para a Disney por bem menos.
Isso, bem menos, por que em 2010 a empresa foi comprada pela Disney por 5 Bilhões de dinheiros, uma verdadeira pechincha!
O INCRÍVEL HULK
Não muito longe e dentro do mesmo ano de 2008, em 13 de Junho para ser mais preciso, a casa das idéias tinha seu segundo longa lançado nas telonas. O Incrível Hulk é aquele primo que mora meio afastado, que você até gosta dele, mas a comunicação é meio truncada e os assuntos não são os mesmos. Pois é, Hulk é tão esquisito que até o Edward Norton que ajudou na hora de escrever o roteiro, pulou fora do universo marvel dando lugar a Mark Ruffalo.
Acho que a parte mais legal desse filme é a sensação de que está tudo se conectando, um ou outro personagem é mencionado e você sabe que já ouviu falar daqueles nomes antes.
HOMEM DE FERRO 2
A primeira produção da MCU que não é uma história de origem, é Homem de Ferro 2. Tony Stark e sua armadura já haviam sido apresentados dois anos antes, e em 2010 a sua sequência chegava aos cinemas. E junto dela as primeiras reclamações do Universo Marvel nos cinemas, apesar do sucesso absoluto do filme, e da ótima recepção da crítica, havia uma ou outra torcida de nariz pelo fato do problema com álcool do protagonista não ser bem retratado. Tinha gente que defendia que o quadrinho O Demônio da Garrafa, deveria ser melhor representado nas telonas.
Aqui vemos Homem de Ferro um pouco mais festeiro, e mais confiante, mas ciente das responsabilidades de ser um herói, e conhece pela primeira vez as consequências de ter revelado sua identidade secreta.
Como de praxe, o vilão interpretado por Mickey Rourke não demonstra muito carisma e parece meio genérico.
Esse problema de vilões demorou até Thor e Vingadores para ser resolvido, e depois continuou por muitos outros filmes até a chegada de Killmorger e Thanos.
Mas o interessante é a maior presenta da Viúva Negra, Nick Fury e da SHIELD, que antes tinha um nome muito grande que eu me recuso falar aqui.
THOR
Existem aqueles que defendem o longa, mas Thor de 2011 não é dos melhores longas da Casa das Idéias. O episódio que apresenta a origem do filho de Odin e seu irmão Loki.
No filme Thor é expulso de Aasgard por Odin e é enviado para Terra tendo que conviver com os Humanos (Conviver com humanos costuma ser um castigo muito grande).
Se você forçar de cabeça vai lembrar de uma ou outra cena de Thor, a ponte de Aasgard, a própria cidade mostrada pela primeira vez causa um impacto interessante em seu público, tem aquela cena com o Mjölnir que também é engraçada, mas de maneira geral, Thor demorou um pouco pra ter um filme digno de um deus nórdico.
Apesar da qualidade um pouco abaixo nessa primeira fase, o longa serve para mostrar pela primeira vez a Jóia do Espaço, além de apresentar todo o universo fantástico da Marvel. Tá, eu sei que um milionário com uma armadura de ferro também é fantástico, mas em O Incrível Hulk e em Homem de Ferro 1 e 2, temos ainda um pouco de realismo e ciência para justificar as habilidades dos heróis. No caso de Thor, ele é um deus nórdico, não tem muita ciência pra isso ai não.
CAPITÃO AMÉRICA – O PRIMEIRO VINGADOR.
Em pouco mais de Duas Horas, o penúltimo filme da fase 1 do MCU tem a missão de contar a origem de um dos seus maiores ícones, o Capitão América.
O longa já começa bem levando a história pra dentro da segunda guerra mundial e escolhendo bem seus heróis e vilões. Ou você já esqueceu que o Caveira Vermelha tinha a Joia do espaço em mãos nesse filme? E quem ai não se lembra do grande Bromance da Marvel, Steve Rodgers e Bucky, ou até mesmo do casal mais bonito, Peggy Carter e o Capitão.
Capitão América ficou longe de ser só mais um filme dá primeira fase, além de trazer para telas um de seus principais heróis, ainda abre caminho para o fim da Fase 1 e para o MELHOR FILME DOS PRIMEIROS ANOS DE MCU.
THE AVENGERS – OS VINGADORES.
Então lembra da Tesseract? Ele está nas mãos do filho adotivo de Odin, o Loki, o melhor vilão dessa primeira fase da marvel. Então um grupo de heróis é reunido por Nick Fury da SHIELD para combater a ameaça do irmão de de Thor.
Vai dizer que não se arrepiou naquele momento em que todos eles estão reunidos na rua em meio a destruição prontos pro coro comer? Você vai olhar na minha cara e dizer que não sonhou em dizer que é um Gênio, Milionário e Filantropo usando uma camiseta do AC/DC?
Homem de Ferro por até ser o inicio, Capitão América por até ter a origem de um dos melhores personagens do MCU, mas juntar todos eles, deuses, humanos com dinheiro, humanos geneticamente modificados e a Scarlett Johanson junto do Gavião Arqueiro.
A guerra gerada por Loki em Nova Iorque vai desencadear eventos que vão resultar em Capitão América: Guerra Civil.
Desde sua estréia Vingadores quebrou recordes e levou bem a sério o termo BlockBuster, o longa desbancou o último filme da saga Harry Potter e arrecadou mais de 200 milhões de dólares, só nos Estados Unidos, ao redor do mundo foram mais de 1 Bilhão e meio.
Vingadores foi um sucesso de críticas e público, e se quando lá no começo Batman e X-Men foram o estopim para a Marvel apostar no seu universo cinematográfico, a idéia de universo expandido de heróis e de um filme se conectando ao outro ditou a tendência de mercado nos anos seguintes.
FASE 1
A fase 1 da Marvel foi um período de introdução de seus personagens e seu universo. Conhecemos a SHIELD, Nick Fury, a origem de seus super-heróis, serviu para que o grande público visse que o MCU vai além do realismo apresentado por Nolan em seu Batman e além do tom soturno dos X-Men de Bryan Singer; Vimos também a primeira Joia do infinito, e o primeiro vislumbre de Thanos, a grande ameaça dos Vingadores e do universo.



Comentários